Páginas

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

 

O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação, precedendo a própria escrita. Na história humana, parafraseando Paulo Freire, a leitura do mundo (e sua representação gráfica) precedeu a leitura da palavra.

Mesmo hoje, a leitura do mundo, em sentido amplo, muitas vezes precede a leitura de textos escritos sobre ele. Em Geografia, como vimos na introdução, a observação da paisagem é o primeiro procedimento para a compreensão do espaço geográfico, seguido do registro do que foi observado – daí a importância do mapa.

Em um mapa, os elementos que compõem o espaço geográfico são representados por pontos, linhas, texturas, cores e textos, ou seja, são usados símbolos próprios da Cartografia. Diante da complexidade do espaço geográfico, algumas informações são sempre priorizadas em detrimento de outras.

Seria impossível representar todos os elementos – físicos, econômicos, humanos e políticos – num único mapa. Seu objetivo fundamental é permitir o registro e a localização dos elementos cartografados e facilitar a orientação no espaço geográfico. Portanto, qualquer mapa será sempre uma simplificação da realidade para atender ao interesse do usuário.

Além das coordenadas geográficas ou alfanuméricas (localização) e da indicação do norte (orientação), que vimos no capítulo anterior, um mapa precisa ter:

• título, que nos informa quais são os fenômenos representados;

• legenda, que nos mostra o significado dos símbolos utilizados;

• escala, que indica a proporção entre a representação e a realidade e permite calcular as distâncias no terreno a partir de medidas feitas no mapa.

Os primeiros mapas eram modelados em pedra ou argila. Depois passaram a ser desenhados em tecido, couro, pergaminho ou papiro. Com a invenção da imprensa, começaram a ser gravados em originais de pedra ou metal e em seguida impressos em papel. Hoje, são processados em computador e podem ser analisados diretamente na tela.

 

o mapa mais antigo de que se tem notícia é o de Ga-Sur, encontrado em 1930 nas ruínas da cidade, situada a cerca de 300 quilômetros ao norte da antiga Babilônia. trata-se de um esboço rústico modelado num pedaço de argila cozida de 8 cm × 7 cm. estima-se que tenha sido feito por volta de 2 500 a.c. na Mesopotâmia, pelos sumérios. ao lado, uma interpretação do mapa.


O aprimoramento dos satélites e dos computadores permitiu grandes avanços nas técnicas de coleta, processamento, armazenamento e representação de informações da superfície terrestre, causando grande impacto nos processos de elaboração de mapas e nos conceitos da Cartografia. Numa conceituação de 1994, Fraser Taylor, professor do Departamento de Geografia e Estudos Ambientais da Universidade Carleton, em Ottawa (Canadá), considerou que esses recentes avanços tecnológicos já foram incorporados pela Cartografia, definida por ele como a “disciplina que trata da organização, apresentação, comunicação e utilização da geo-informação nas formas gráfica, digital ou tátil”.


Sene, Eustáquio de Geografia Geral e do Brasil : Espaço Geográfico e Globalização / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – 2. ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2013.