Páginas

PRODUTOS CARTOGRÁFICOS

 TIPOS DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS

Os mapas podem ser classificados em topográficos (ou de base) e temáticos. Num mapa topográfico, procura-se representar a superfície terrestre o mais próximo possível da realidade, dentro das limitações impostas pela escala pequena. Já numa carta topográfica, feita em escala média ou grande, há mais precisão entre a representação e a realidade. Observe abaixo um trecho de uma folha da Carta Topográfica do Brasil. Trata-se da reprodução de uma parte do município de Garuva, no estado de Santa Catarina.

 



Na carta topográfica, as variáveis da superfície da Terra são representadas com maior grau de detalhamento e a localização é mais precisa. Isso torna possível identificar a posição planimétrica – fenômenos geográficos representados no plano, na horizontal:

- cidades, campos agrícolas, florestas, etc.

 – e a altimétrica

– representação vertical, altitude do relevo

– de alguns elementos visíveis do espaço. Mapas e cartas topográficas são resultantes de levantamentos sistemáticos feitos por órgãos governamentais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do governo federal, o Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), do governo do estado de São Paulo, o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), do governo do estado do Paraná, ou por empresas privadas.



Os mapas topográficos servem de base para outras representações de temas selecionados da realidade: os mapas temáticos.

Os mapas temáticos contêm informações selecionadas sobre determinado fenômeno ou tema do espaço geográfico: naturais – geologia, relevo, vegetação, clima, etc. – ou sociais – população, agricultura, indústrias, urbanização, etc.

Nesses mapas a precisão planimétrica ou altimétrica tem importância menor; as representações quantitativa e qualitativa dos temas selecionados são mais relevantes.

 

Sene, Eustáquio de Geografia Geral e do Brasil : Espaço Geográfico e Globalização / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – 2. ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2013.