Páginas

ESCALA E REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

 

ESCALA E REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

Inicialmente é importante fazer uma distinção entre escala geográfica e escala cartográfica, embora haja uma correspondência entre elas. A primeira define a escala da análise geográfica, o recorte espacial.

Uma análise do espaço geográfico pode ser feita em escala local, estadual, regional, nacional, continental ou mundial. A segunda define a escala de representação, ou seja, indica a relação entre o tamanho dos objetos representados na planta, carta ou mapa e o tamanho deles na realidade. A seguir, ao estudarmos a escala cartográfica e suas relações matemáticas, vamos perceber sua permanente relação com a escala geográfica. Por exemplo, a análise de fenômenos em escala local necessita de plantas em escala grande, já a análise de fenômenos mundiais exige mapas em escala pequena.

Para a representação da realidade no mapa ou na planta, é necessário estabelecer uma correspondência entre as dimensões dos objetos representados e as do papel. Essa relação é feita por meio de uma escala cartográfica, que expressa quanto os elementos do espaço foram reduzidos para caberem em uma folha de papel ou tela de computador.

Por exemplo, é impossível encontrarmos uma rua de qualquer cidade brasileira em um mapa-múndi ou no mapa político do Brasil. Para representar uma rua, é preciso usar uma escala grande, na qual seja possível visualizar os quarteirões, como a de 1 : 10 000. Representações em escala pequena mostram áreas muito extensas, com poucos detalhes, e são geralmente chamadas de mapas; já representações em escala grande ou média mostram áreas menores, porém com maior grau de detalhamento, e são chamadas de cartas. Representações em escalas muito grandes e com alto grau de detalhamento são chamadas de plantas. 

O uso de planta, carta ou mapa está diretamente associado à necessidade do usuário, como se pode observar a seguir. Se uma pessoa tem a intenção de:

• procurar uma rua, como a São Clemente, no bairro de Botafogo, a opção será por uma planta da cidade do Rio de Janeiro na escala grande – 1 : 10 000;

• localizar os bairros do entorno, como o Leme, deverá utilizar a carta da cidade do Rio de Janeiro na escala média – 1 : 50 000;

• identificar as cidades vizinhas ao Rio, como Niterói, deverá consultar um mapa do estado do Rio de Janeiro na escala pequena – 1 : 1 000 000.

Note, nas imagens a seguir, que conforme a escala vai gradativamente ficando menor ocorre um aumento da área representada e uma diminuição do grau de detalhamento.

 





Sene, Eustáquio de Geografia Geral e do Brasil : Espaço Geográfico e Globalização / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – 2. ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2013.