Páginas

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO

 

O CAPITALISMO COMERCIAL

 

A primeira etapa do capitalismo estendeu ‑se do fim do século XV até o século XVIII e foi marcada pela expansão marítima das potências econômicas da Europa ocidental na época (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos1) em busca de novas rotas de comércio, sobretudo para as Índias.

O objetivo dessas potências econômicas era acabar com a hegemonia das cidades ‑Estados de Veneza e Gênova, que antes da unificação italiana (ocorrida entre 1848 e 1870 e que deu origem à atual Itália) eram Estados independentes e os principais controladores do comércio com o Oriente pelo Mediterrâneo. Foi o período das Grandes Navegações e descobrimentos, das conquistas territoriais e também da escravização e genocídio de milhões de nativos da América e da África. Observe, as principais expedições marítimas dessa época.

No fim do século XV e começo do século XVI, teve início a expansão marítima europeia, que resultou na apropriação de vastos territórios. os países europeus que comandaram esse processo – no início Portugal e Espanha se sobressaíram – colonizaram as terras recém ‑conquistadas por meio de projetos de exploração agrícola e mineral.

Na época das Grandes Navegações, as trocas comerciais proporcionaram grande acúmulo de capitais no interior dos Estados europeus que comandavam esse processo expansionista. Por isso a primeira etapa desse sistema econômico é chamada capitalismo comercial. A economia funcionava segundo a doutrina mercantilista que defendia a intervenção governamental nas relações comerciais, a fim de promover a prosperidade nacional e aumentar o poder dos Estados, cujo poder político estava centralizado nas mãos dos monarcas.

Nesse período a riqueza e o poder de um país eram medidos pela quantidade de metais preciosos acumulados.

Durante a etapa mercantilista do capitalismo, a exploração econômica das colônias proporcionou grande acúmulo de riquezas nos países europeus, principalmente a Inglaterra, que emerge como principal potência no final desse período. Esse acúmulo inicial de capitais foi fundamental para a eclosão da Revolução Industrial, que marcou o começo de uma nova etapa do capitalismo. Veja o mapa a seguir, que mostra as principais rotas de comércio entre Europa, África e América e os territórios colonizados.

A expansão do mercantilismo conduziu ao colonialismo, e o mundo acabou dividido entre as potências europeias da época. O mapa mostra as regiões colonizadas nos primórdios da expansão marítima e o chamado “comércio triangular”: produtos europeus para a África, escravos africanos para as colônias americanas e produtos tropicais destas para a Europa.


Fonte: Sene, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – 2. ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2013.