Páginas

Vestibular 2021 UEM - Conhecimentos Específicos - GEOGRAFIA

 

Vestibular 2021 UEM

Prova 1 - Conhecimentos Específicos

GEOGRAFIA

 

Questão 31

Sobre os conteúdos relacionados à orientação, à localização e aos movimentos efetuados pelo planeta Terra, e suas consequências, assinale o que for correto.

01) Uma das consequências da esfericidade da Terra e da inclinação do seu eixo de rotação em relação ao plano da órbita ao redor do Sol é a sucessão entre dias e noites. Em decorrência disso, no equador térmico há maior variação na incidência da insolação ao longo do ano.

02) A Terra é dividida por uma grade de linhas imaginárias, conhecida como coordenadas geográficas, que permite localizar qualquer ponto na superfície do planeta. Essas coordenadas são medidas em graus, e a origem desse cômputo, no caso da latitude, ocorre a partir da linha do Equador e, no caso da longitude, a partir do Meridiano de Greenwich.

04) Devido ao movimento de translação, pontos com latitudes diferentes na superfície terrestre apresentam, simultaneamente, horários diferentes. Atualmente, no território brasileiro são utilizados três fusos horários, dentre eles o fuso da hora oficial do Brasil, que está adiantado cinco horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

08) A declinação magnética é causada pela inversão do magnetismo entre os dois polos terrestres devido à precessão dos equinócios ocorrida no planeta. Esse fenômeno não interfere no funcionamento da bússola, uma vez que a orientação dada pela sua agulha é direcionada para o Polo Sul Geográfico da Terra.

16) Os solstícios e os equinócios marcam os dias em que ocorrem as mudanças das estações do ano. Por volta do dia 21 de dezembro, por exemplo, ocorrem o solstício de inverno no hemisfério norte e o solstício de verão no hemisfério sul.

 

Questão 32

Leia atentamente os trechos a seguir:

“Mais de uma década depois que um forte terremoto devastou o Haiti em 2010, a complexa geologia da região levou a ilha a outra onda de tremores mortais. Um intenso terremoto de magnitude 7,2 graus abalou o Haiti na manhã de 14 de agosto de 2021, cerca de 74 quilômetros a oeste do epicentro em 2010.”

[Texto adaptado de http//www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2021/08/o-que-torna-os-terremotos-tao-devastadores-no-haiti, acesso em 14 set 2021.]

“O dia trágico começou às 14h46 de 11 de março de 2011 no Japão, quando o terremoto de 9 graus, o mais forte da história do país e um dos 5 mais poderosos do mundo provocou ondas de dez metros de altura”.

[Disponível em http//www.cnnbrasil.com.br/internacional/em-um-único-dia-japao-enfrentou-um-terremoto-um-tsunami-e-um-desastre-nuclear, acesso em 14 set 2021].

Sobre terremotos, e assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01) Os frequentes terremotos registrados no Haiti ocorrem porque o país está localizado sobre três placas tectônicas: a placa de Nazca, a placa Sul-Americana e a placa do Pacífico.

02) O terremoto com magnitude de 7,2 graus na escala Richter, que ocorreu em 11 de março de 2021 no Haiti, foi de 1,25 vez menor que a magnitude do terremoto ocorrido no Japão em 2011.

04) No Japão, apesar de a magnitude do terremoto ter sido maior que o terremoto ocorrido no Haiti, os efeitos socioeconômicos foram menos graves devido ao planejamento mais eficiente que compreende desde o socorro e o atendimento às vítimas até a reconstrução das áreas atingidas.

08) Desastres naturais ocorridos no Haiti em 2004, assim como o terremoto em 2010 no mesmo país, provocaram a emigração de muitos haitianos após o agravamento de problemas políticos e econômicos, acentuados pela fome, pelas doenças, pela violência urbana.

16) As placas que compõem a litosfera não estão constantemente em movimento, mas, quando elas resvalam, o movimento acontece de forma cíclica, ou seja, um encontro seguido de uma colisão, e a maioria dos tremores gerados é de alta intensidade.

 

Questão 33

Sobre aspectos físicos do estado do Paraná, assinale o que for correto.

01) O seu relevo define a existência de dois tipos de bacias hidrográficas separadas pela serra do Mar: a bacia formada pelos rios do litoral e a bacia dos rios de planalto, no interior do Estado.

02) A Mata das Araucárias é a vegetação mais preservada e é encontrada na porção oeste do Estado, nas altitudes inferiores a 300m, onde predomina o clima quente e seco.

04) O aquífero Guarani é o maior aquífero do Brasil, abrangendo todo o Estado; é uma fonte fundamental para a produção de energia e possui o maior potencial hidrelétrico instalado do país.

08) A ocorrência de geadas relaciona-se à latitude, à altitude, à orientação de vertentes. Considerando a latitude, a incidência de geadas no Estado é maior na porção sul do que na porção norte.

16) Na porção noroeste são encontrados os solos de origem eruptiva, formados durante o período Pré-Cambriano, oriundos da decomposição de rochas calcárias originadas de derrames de lavas que cobriram toda a área.

 

 Questão 34

Sobre características da vegetação brasileira, e assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01) Devido ao predomínio de planaltos e chapadas, a topografia da Floresta Amazônica apresenta dois estratos de vegetação: o igapó, que se desenvolve em áreas de terra firme, e a várzea, que se desenvolve onde há vegetação de maior porte.

02) Os manguezais (encontrados nas bordas das formações de campos naturais do Cerrado) são nichos ecológicos onde se reproduzem as principais espécies de avifauna brasileira, pois são áreas ricas em nutrientes provenientes dos depósitos de turfeiras.

04) A Caatinga é composta por vegetação higrófila, que agrupa um complexo heterogêneo com vários tipos de formação vegetal de diferentes portes, que cobrem vastas áreas do Centro-Oeste do Brasil; é adaptada aos climas mesotérmico e subtropical de altitude.

08) No Brasil, o Pantanal abrange áreas dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, em planícies sujeitas a inundações, com o predomínio de vegetação rasteira, de floresta e de ambientes aquáticos caracterizados pelo clima tropical.

16) No passado, a Mata Atlântica se estendia ao longo do litoral do Nordeste até o Sul do Brasil, alargando-se para o interior do país. Atualmente é um dos biomas mais ameaçados pela expansão urbana, pela exploração madeireira, pela agricultura de exportação.

 

Questão 35

Sobre a circulação geral da atmosfera, assinale o que for correto.

01) A circulação geral da atmosfera determina o padrão global do clima, que define a distribuição de pressão e de ventos nas zonas climáticas da Terra.

02) A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca chuvas nas proximidades da linha do Equador, nos hemisférios norte e sul.

04) Nas proximidades da latitude de 30º, nos hemisférios norte e sul, formam-se áreas de alta pressão.

08) Ventos alísios do nordeste originam-se em território brasileiro, sopram da linha do Equador para os trópicos, no mesmo sentido do movimento de rotação da Terra.

16) O El Niño caracteriza-se pelo fortalecimento dos ventos alísios, enquanto o La Niña caracteriza-se pelo seu enfraquecimento.

 

 Questão 36

Assinale o que for correto a respeito das transformações e da dinâmica do espaço geográfico.

01) As tecnologias da informação e da comunicação desenvolvidas após a Segunda Guerra Mundial têm contribuído para alterar hábitos e modos de vida da sociedade.

02) As evoluções técnico-científicas e informacionais iniciadas no último quartel do século XX têm promovido mudanças estruturais nos mercados de trabalho.

04) Uma das revoluções industriais, conhecida pela produção flexível, foi motivada pelo surgimento de setores econômicos, como a informática, as telecomunicações, a robótica, a biotecnologia.

08) A internet tem contribuído para dirimir as desigualdades existentes entre povos e territórios, pois representa um meio amplamente democrático de acesso à informação.

16) O ciberespaço caracteriza a dimensão do universo potencialmente habitável e passível de garantir a reprodução das condições de vida presentes na Terra.

 

Questão 37

Sobre a industrialização do Brasil, e assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01) A produção de etanol e a consequente necessidade de seu escoamento impulsionaram a construção da rede de transportes ferroviários no final do século XVIII.

02) A industrialização alterou a natureza e acelerou o ritmo da produção do espaço nas cidades.

04) A Revolução de 1930 repercutiu negativamente sobre o processo de industrialização do país.

08) De acordo com o modelo e com a etapa histórica em que se iniciou, a industrialização brasileira pode ser classificada como planificada.

16) As décadas de 1930, de 1940 e de 1950 foram marcadas pela estratégia de criação de indústrias estatais vinculadas aos ramos de bens de produção e de infraestrutura.

 

 Questão 38

A respeito do Afeganistão, e de assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01) A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos está diretamente relacionada aos atentados de 11 de setembro de 2011.

02) O Afeganistão é um estado de minoria muçulmana, membro da Liga Árabe.

04) A localização do Afeganistão é considerada estratégica, poisconstitui uma importante rota comercial entre a Ásia central e o sul desse continente.

08) Nas décadas de 1970 e de 1980, combatentes islâmicos do Afeganistão foram apoiados pelos Estados Unidos, que tinham por objetivo o enfraquecimento do poderio político e econômico do bloco socialista.

16) Na década de 1950, o governo afegão iniciou a implementação de uma série de importantes reformas econômicas e sociais visando à promoção de maior igualdade de direitos entre homens e mulheres.

 

Questão 39

Sobre aspectos relacionados ao território paranaense, assinale o que for correto.

01) Em função das características históricas da ocupação, não há comunidades quilombolas em território paranaense.

02) As características do solo e do clima impedem a produção de leguminosas no estado do Paraná.

04) A porção oeste do território paranaense integra a denominada faixa de fronteira internacional do Brasil.

08) A bacia do rio Paraná possui o menor potencial hidrelétrico do país.

16) Devido às características fisiográficas, uma grande porção do norte paranaense é denominada Polígono das Secas.

 

 Questão 40

Sobre as diversas dimensões da desigualdade existentes no mundo, assinale o que for correto.

01) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um coeficiente de desigualdade que oscila de 0 a 100 para indicar situações que variam de plena igualdade a máxima desigualdade.

02) A restrição à cidadania e aos direitos humanos passou a ser vista pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como um indicador de pobreza.

04) Os índices e os indicadores de qualidade de vida não buscam avaliar o nível de felicidade das populações.

08) A fragilidade dos estados tem sido caracterizada por um nível de desestruturação que não lhes permite garantir a paz, a segurança e a coesão social aos seus habitantes.

16) A Paridade do Poder de Compra (PPC) é um método de comparação dos níveis de desigualdade que avalia a renda com base no custo de vida das populações.