Páginas

Vestibular 2021 UEM - Conhecimentos Gerais - Geografia

 

Vestibular 2021 UEM

Prova 1 - Conhecimentos Gerais

Geografia

 

Questão 02

A concentração demográfica em grandes metrópoles, a utilização do vidro na arquitetura, a formação de monopólios econômicos, a terceirização do trabalho, as redes sociais, a automação industrial, a biotecnologia, a clonagem, a transgenia, o surgimento de criptomoedas, são características da revolução social, econômica e política na contemporaneidade. Sobre as transformações da sociedade contemporânea, assinale o que for correto.

01) A fim de adaptar seus projetos à verticalização do espaço habitacional na metrópole moderna, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa utilizaram, no Brasil da década de 1950, o estilo gótico como orientação estética em seus edifícios.

02) Garantidas pela humanização do aparato do Estado e pela consciência dos direitos e deveres dos cidadãos, as Políticas de Bem-Estar Social permitiram a redução das violências policial e militar sobre as regiões periféricas das grandes metrópoles.

04) A globalização ou mundialização é um fenômeno de compartilhamento geral de informações a partir das quais a humanidade está submetida a um sistema sujeito ao controle de demandas sociais e à dominação linguística.

08) O conceito de sociedade unidimensional, utilizado por Herbert Marcuse, caracteriza o conjunto de benefícios que a sociedade industrial e tecnológica representa ao projeto de emancipação dos indivíduos.

16) No âmbito das pesquisas que envolvem a manipulação genética, questões de bioética são fundamentais para se considerar o desenvolvimento científico do ponto de vista da responsabilidade social e ecológica

 

Questão 03

A escravidão nas Américas, incluindo o Brasil, foi mais do que um sistema de produção de mercadorias; essa visão de mundo sólida produziu hierarquias sociais que alcançaram a atualidade. Acerca do período escravista e de suas consequências para a sociedade brasileira, assinale o que for correto.

01) As teorias raciais, de grande sucesso no Brasil do final do século XIX e início do XX, colaboraram para manter as hierarquias sociais oriundas do escravismo depois do fim da escravidão.

02) Apesar de várias tentativas, até o início do século XX a comunidade negra não conseguiu organizar publicações impressas em que pudesse se posicionar politicamente sobre as questões decorrentes da participação dos negros na sociedade.

04) A presença da mestiçagem e da miscigenação na sociedade brasileira dissimulou o racismo existente.

08) Com o fim da escravidão, sem as garantias de trabalho, os recém-libertos se somaram ao contingente de trabalhadores livres com salários miseráveis e moradias insalubres, obrigados a trabalharem em atividades de remuneração incerta.

16) A política de imigração do Brasil na virada do século XIX para o século XX foi motivada, em grande medida, por teorias raciais.

 

 Questão 04

Sobre o processo de industrialização do Brasil, iniciado no final do século XIX, assinale o que for correto.

01) Apesar do lento avanço industrial nas primeiras décadas do século XX, a vida urbana nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro teve grande impulso com o surgimento da iluminação elétrica, que possibilitou novas formas de lazer.

02) No governo do Presidente Juscelino Kubitschek, o desenvolvimentismo defendia que, para a ampliação do parque industrial, seria necessária a participação do capital estrangeiro.

04) Durante a Era Vargas e após a Segunda Guerra Mundial, a industrialização passou por uma fase de aceleração, que se prolongaria até meados da década de 1970.

08) Durante a Primeira República, alguns cafeicultores direcionaram parte de seus capitais para indústrias de bens não duráveis.

16) A industrialização brasileira ocorreu principalmente a partir da região sul do país, com a produção de aço, marcando o predomínio dessa região no desenvolvimento industrial no início da década de 1920 considerar o desenvolvimento científico do ponto de vista da responsabilidade social e ecológica

 

Questão 07

Sobre aspectos geográficos e biológicos do planeta Terra, assinale o que for correto.

01) As florestas pluviais tropicais ocupam áreas delimitadas entre os trópicos e os círculos polares, onde ocorre a maior incidência dos raios solares e uma das menores pluviosidades do planeta. Essas florestas são constituídas, principalmente, por briófitas, que apresentam vasos condutores evoluídos para a retenção da água.

02) A tundra é uma vegetação encontrada nas baixas latitudes no hemisfério Sul, principalmente nas estepes africanas. Pertencentes ao grupo das angiospermas, as coníferas são as formas vegetais dominantes, apresentando árvores de diversos tamanhos e folhagem exuberante.

04) As chuvas ácidas possuem origem natural e ocorrem devido à evapotranspiração em regiões com solos ácidos e lixiviados e, também, devido ao tipo de vegetação natural existente. No Brasil, as chuvas ácidas são muito frequentes no bioma Cerrado, onde o solo é rico em biomassa formada pela decomposição da matéria orgânica fotossintetizante.

08) Os combustíveis fósseis foram formados a partir do soterramento de substâncias orgânicas que passaram por lentas transformações e originaram, por exemplo, o petróleo.

16) A poluição de rios, mares e oceanos provoca sérios riscos à biodiversidade e também ao ser humano. No caso de mares e oceanos, acidentes com derramamento de petróleo ocasionado pelos navios petroleiros atingem o habitat de numerosas espécies marinhas