Páginas

Vestibular 2020 UEM Prova 2 - Conhecimentos Específicos Geografia

 

Vestibular 2020 UEM

Prova 2 - Conhecimentos Específicos

Geografia

 

Questão 21

Com relação aos diversos tipos de coberturas vegetais originais encontrados no estado do Paraná, assinale o que for correto.

01) Nas regiões norte e noroeste são encontrados locais com resquícios da Floresta Tropical.

02) Fragmentos da Mata de Araucária são encontrados em diversos locais do estado em altitudes superiores a 500m.

04) Devido às erosões nos solos arenosos da região oeste, ocorreu a devastação total dos Campos Limpos.

08) Os Campos Cerrados são compostos por arbustos com troncos e galhos tortuosos e, também, por gramíneas.

16) Dentre os vegetais da Floresta ou Mata Tropical, os pinheiros são as principais espécies.

 

Questão 22

Sobre as principais características das estruturas e formas de relevo identificadas nas paisagens brasileiras, assinale o que for correto.

01) Os planaltos brasileiros têm formas de relevo homogêneas e preservadas, que não sofreram processos erosivos desde a sua origem.

02) No conjunto de cadeias montanhosas formadas nos dobramentos modernos estão localizados os picos com altitudes maiores que 4000m.

04) A cuesta é uma forma de relevo irregular com inclinação suave de um lado e inclinação acentuada do outro.

08) As chapadas são formas de relevo compostas por um topo aplainado com laterais de declives acentuados.

16) Nas áreas de planícies predomina a sedimentação com materiais, em geral, trazidos pelas águas de rios, de lagos ou de oceanos.

 

Questão 23

A energia limpa auxilia na solução de questões ambientais para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Sobre os tipos de energia limpa e sobre as características da sua obtenção e produção, assinale o que for correto.

01) A energia solar é obtida da captação de energias luminosa e térmica.

02) A energia produzida em usinas nucleares apresenta uma baixa queima de gás carbônico na atmosfera.

04) A energia produzida pelo uso da água é obtida em rios de planícies extensas, sem acidentes geográficos e com declividades baixas.

08) A energia produzida em termelétricas é obtida do calor em locais de elevada profundidade no interior da Terra.

16) A energia eólica é originária do vento e é classificada como renovável e não poluente.

 

Questão 24

A respeito das formas de poluição e dos impactos socioambientais decorrentes delas, assinale o que for correto.

01) A chuva ácida afeta os ambientes construídos e naturais, provocando, por exemplo, a corrosão de materiais expostos e a destruição da cobertura vegetal.

02) O excesso de ruídos em áreas urbanas pode causar sintomas diversos na saúde do indivíduo, como irritação e dor de cabeça.

04) Um indicativo de poluição extrema em rios ou córregos é a mortandade de peixes.

08) A poluição visual em centros urbanos pode acarretar acidentes de trânsito.

16) A ilha de calor é um fenômeno decorrente da dinâmica de concentração dos ventos entre edifícios, o que deixa o entorno deles com temperaturas mais elevadas.

 

Questão 25

A respeito da dinâmica da água na Terra, assinale o que for correto.

01) A distribuição heterogênea da água no planeta é influenciada por questões físico-naturais e também por ações humanas.

02) Dentre os recursos hídricos, a água doce é a que apresenta a menor quantidade disponibilizada para consumo direto.

04) O nível do lençol freático oscila, eleva-se em épocas chuvosas e baixa em épocas de estiagem.

08) A maneira como a água se movimenta no planeta é caracterizada como um sistema aberto.

16) A hidrosfera é a porção líquida das partículas de água que compõem o ciclo hidrológico.

 

Questão 26

Sobre temas relacionados ao tempo, ao clima e aos elementos climáticos que interferem nas atividades socioeconômicas, assinale o que for correto.

01) O clima atmosférico trata das condições do dia a dia; por exemplo, se ocorrerá chuva ou não, se estará quente ou frio.

02) O granizo é um tipo de fragmento de gelo, de tamanho variado, que se forma do encontro de uma nuvem (carregada de água), em elevada temperatura, com uma camada fria de ar.

04) A pressão atmosférica mudará em função da altitude do terreno, ou seja, quanto mais elevado for o terreno, menor será a pressão atmosférica, e vice-versa.

08) A umidade do ar é variável de um lugar para outro, pois depende da evaporação das águas da superfície terrestre e da transpiração que ocorre nas plantas.

16) O tempo atmosférico é uma medida mensal da umidade relativa do ar de um município, comparada com a umidade relativa do ar estadual ou nacional.

 

Questão 27

Sobre as finalidades e as características dos tipos das representações e projeções cartográficas do planeta Terra, em escalas cartográficas diferenciadas, assinale o que for correto.

01) As projeções cartográficas são utilizadas para minimizar as deformações da representação curvilínea da Terra nos mapas planos.

02) A representação da orientação da superfície terrestre em mapas-múndi é feita de forma homogênea, ou seja, com a orientação Norte apontando para o topo do mapa.

04) O atlas geográfico representa um determinado espaço terrestre em seus diversos aspectos físicos e políticos.

08) Devido à escala cartográfica de detalhe, a planta é um tipo de representação cartográfica de um determinado fenômeno que não utiliza projeções cartográficas para correção de distorções.

16) Em um mapa elaborado de acordo com os princípios técnicos e científicos das projeções cartográficas não é necessária a utilização de paralelos e de meridianos.

 

Questão 28

Com relação ao estado do Paraná e a seus aspectos físicos, territoriais e demográficos, assinale o que for correto.

01) Em função da localização da linha imaginária do Trópico de Câncer nessa região, que cruza a porção central do estado, as variáveis climáticas são constantes.

02) Os solos argilosos de elevada fertilidade natural predominam no Terceiro Planalto Paranaense.

04) Em 1970, a menor parte dos habitantes do estado estava domiciliada no campo.

08) A quantidade de municípios existentes no Paraná não foi alterada neste milênio.

16) Os rios que seguem seu percurso no sentido leste-oeste do estado são aqueles classificados como de planaltos e favorecem a instalação de hidrelétricas.

 

Questão 29

A respeito das etnias e das características étnicas da população brasileira, assinale o que for correto.

01) Etnia e raça são termos equivalentes.

02) O termo etnia é designativo de grupos humanos que possuem traços culturais e origem geográfica e comunitária semelhantes.

04) No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz um levantamento decenal dos grupos étnicos presentes na população total.

08) Como a miscigenação é pequena, raramente são encontrados genes de ancestralidade indígena ou africana nas amostras de ácido desoxirribonucleico (DNA) das populações autodeclaradas brancas no Brasil.

16) As populações nativas do Brasil se intitulavam índios, ou indígenas, desde a chegada dos primeiros europeus ao atual território brasileiro.

 

Questão 30

Sobretudo a partir do início do último quartel do século XX, o capitalismo entrou em uma fase conhecida como Revolução Técnico-Científica, ou Revolução Informacional. Sobre essa fase, assinale o que for correto.

01) Os avanços tecnológicos potencializaram a produção industrial e o sistema financeiro.

02) A principal característica dessa etapa do capitalismo foi o aumento da importância do conhecimento agregado aos produtos e serviços.

04) Os bens materiais e imateriais têm apresentado cada vez menos valor agregado devido à automação dos seus processos produtivos.

08) Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento foram prioritários nas revoluções industriais anteriores, enquanto na Revolução Técnico-Científica o acesso a fontes de matérias-primas e de energia constituem a maior preocupação das empresas.

16) Meio técnico-científico-informacional consiste em uma designação utilizada para referenciar os territórios que concentram e dinamizam os fluxos materiais e imateriais no âmbito da globalização.

 

Questão 31

Os capitais especulativos, sobretudo de curto prazo, designam uma característica típica do mundo globalizado. Assinale o que for correto a respeito desses capitais e do sistema financeiro.

01) A virtualização do dinheiro resulta em maiores possibilidades de fluidez no âmbito do sistema financeiro.

02) Os administradores dos capitais especulativos, como os bancos de investimentos e as corretoras de valores, sempre investem os recursos captados na produção de mercadorias.

04) Grandes conglomerados financeiros são fortemente globalizados, costumando atuar em muitos setores das finanças, como nos investimentos, nos empréstimos, nos seguros, no câmbio, na corretagem de valores.

08) O sistema financeiro global impede que capitais especulativos sejam transferidos de um país para outro em busca de maiores taxas de juros de títulos públicos ou de maiores rentabilidades de ações.

16) Os capitais especulativos são amplamente utilizados para auxiliar a recuperação de mercados que entraram em crise ou que se tornaram instáveis economicamente.

 

Questão 32

A respeito da urbanização, e de aspectos correlatos, assinale o que for correto.

01) O vínculo entre urbanização e industrialização está cada vez mais forte, significando que a formação das cidades tem se tornado progressivamente mais dependente das atividades industriais.

02) A urbanização nos países menos desenvolvidos contribui para acentuar as desigualdades sociais, que acabam se tornando observáveis na paisagem urbana.

04) As redes urbanas designam as relações estabelecidas no interior de cada cidade entre os diversos agentes do poder público municipal.

08) Do ponto de vista conceitual, “megacidade” e “cidade global” possuem o mesmo significado.

16) O planejamento urbano surgiu como uma necessidade de adequação do uso do espaço em função do crescimento das cidades.

 

Questão 33

Os hábitos e costumes da população mundial estão mudando em função dos avanços tecnológicos. Esse processo vem sendo denominado Quarta Revolução Industrial, ou Revolução 4.0. Sobre essa revolução, assinale o que for correto.

01) Tecnologias disruptivas designam as tecnologias consideradas arcaicas, porque não se adéquam às tecnologias atuais ou porque entram em choque com elas.

02) A ideia de trabalho decente advém da necessidade de adequação da conduta moral do trabalhador ao uso das tecnologias desenvolvidas no âmbito da Revolução 4.0.

04) A integração à internet das diferentes tecnologias e o avanço digital ambientado na Terceira Revolução Industrial estão na base da Revolução 4.0.

08) A fusão das tecnologias física, química e biológica, combinada às tecnologias da informação e da comunicação, designa uma característica marcante da Revolução 4.0.

16) A robótica é um dos ramos do conhecimento que tem se destacado no âmbito da Revolução 4.0.

 

Questão 34

Embora o ritmo de crescimento relativo da população urbana tenha diminuído bastante a partir da década de 1960, cidades brasileiras continuam a se expandir. Acompanhando esse crescimento, velhos e novos problemas urbanos vão se tornando cada vez mais evidentes. Sobre esses problemas e suas causas, e sobre assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01) A segregação socioespacial é um problema comum nas cidades brasileiras.

02) Nas áreas urbanas, aglomerado subnormal é o termo utilizado para caracterizar as aglomerações ilegais de pessoas no âmbito de uma situação de pandemia.

04) Não há como estimar a quantidade de moradias irregulares e sem infraestrutura básica no Brasil, uma vez que não há levantamentos oficiais e abrangentes sobre o assunto.

08) Cortiços designam unidades habitacionais utilizadas como moradia multifamiliar, com ocupação excessiva e infraestrutura precária.

16) Os estudos indicam não haver relação entre a falta de oferta ou a oferta deficitária de serviços de saneamento básico e a proliferação de doenças como cólera ou diarreia crônica.

 

Questão 35

A respeito da ocupação e da urbanização do Paraná, assinale o que for correto.

01) A estrutura fundiária, historicamente mais concentrada do que a das demais macrorregiões brasileiras, contribui para a fixação da população no campo.

02) Várias cidades do norte paranaense, como Maringá, Londrina e Apucarana, foram projetadas por companhias colonizadoras.

04) No final do século XVIII, a expansão da cultura canavieira paulista causou a devastação dos pampas do extremo norte do Paraná.

08) A capital paranaense já foi apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “modelo de economia verde”, por atender os requisitos de “desenvolvimento com baixa queima de carbono, eficiência no uso de recursos e inclusão social.”

16) Conforme a tipologia da rede urbana, Curitiba é considerada a única metrópole presente em território paranaense.