Mundo


Há um declínio significativo a nível global no número de novos nascimentos

'Quase metade dos países tem nascimentos insuficientes para evitar declínio da população'

A volta do sarampo

O mundo está vivendo um surto preocupante de sarampo, e o Brasil faz parte do grupo dos 10 países que são os maiores responsáveis por essa guinada de 2017 para 2018.

Um planeta mais verde, mas nem tanto.


Ao mesmo tempo em que o mundo testemunha avanços preocupantes do desmatamento na Amazônia em outras grandes florestas, como na Indonésia, Congo e Rússia, no quadro geral, o planeta se tornou mais verde na comparação com 20 anos atrás.

Crise na Venezuela e a imigração forçada

OEA prevê 5 milhões de imigrantes venezuelanos em 2019
Segundo relatório, o fluxo migratório já se equipara aos provocados por guerras como a da Síria e do Afeganistão.

Glifosato usar ou não usar?

Justiça europeia exige acesso público a estudos sobre glifosato.
Agência alimentar europeia argumentava que tornar públicos seus levantamentos sobre efeitos do controverso herbicida sobre a saúde humana e o meio ambiente contrariava interesses comerciais de empresas produtoras.

100 anos de espera!

'Pantera negra' é fotografada pela primeira vez em 100 anos.
Pesquisadores dos Zoológico de San Diego fizeram o registro no Quênia. Leopardo negro é raro.

O que está acontecendo com o consumo de carne?

O consumo de carne no mundo aumentou rapidamente nos últimos 50 anos. Muitas pessoas têm prometido diminuir o consumo de carne - ou cortá-la completamente de sua dieta -, seja para ser mais saudáveis, reduzir o impacto no meio ambiente, prezar pelo bem-estar dos animais ou uma combinação destes motivos

Cingapura - da pobreza à riqueza 


Cingapura: como país deixou de ser uma ilha pobre para se tornar uma das nações mais ricas do mundo. Repleta de arranha-céus, jatinhos particulares e Rolls-Royces, Cingapura é o quarto país mais rico do mundo, apenas superado por Qatar, Luxemburgo e Macau, de acordo com o poder de compra de seus habitantes.Um novo estudo afirma que 9 dos 15 países com maior risco de sofrerem desastres naturais, incluindo aqueles relacionados a mudanças climáticas, são ilhas.

Países mais vulneráveis às mudanças climáticas 

Um novo estudo afirma que 9 dos 15 países com maior risco de sofrerem desastres naturais, incluindo aqueles relacionados a mudanças climáticas, são ilhas.

Por que o país mais populoso do mundo passou a incentivar as famílias à terem mais filhos?

Quando a China acabou com a política do filho único, há três anos, havia esperança de que os casais tivessem um segundo filho para ajudar a desacelerar o ritmo de envelhecimento da sociedade. Mas não está funcionando.

Mundo vive sexta extinção em massa - e é pior do que parece

Estudo alerta que planeta atravessa uma aniquilação biológica de suas espécies animais, o que lança perspectiva sombria sobre o futuro da vida, inclusive humana. Um terço das espécies vive declínio populacional.

A barragem que ameaça romper nos EUA
Foi assim que as autoridades classificaram o risco de desabamento da barragem de emergência da represa de Oroville, no norte da Califórnia (Estados Unidos). Por causa disso, as pessoas que moram nas proximidades receberam a ordem de abandonar a área imediatamente.


Novo secretário Geral da ONU
O secretário-geral é o símbolo dos ideais das Nações Unidas e porta-voz dos interesses dos povos do mundo, principalmente dos mais pobres e vulneráveis. De acordo com a Carta das Nações Unidas, o secretário-geral é o “chefe administrativo” da Organização e deve cumprir “outras funções que lhe são confiadas” pelo Conselho de Segurança, Assembleia Geral, Conselho Econômico e Social e outros órgãos das Nações Unidas


Em 2050, planeta estará 2°C mais quente
Pesquisa prevê que, apesar de todas as promessas feitas no Acordo de Paris, teto de aquecimento deve ser alcançado em poucas décadas. Em entrevista à DW, coautor da análise comenta resultados: "Previsões são ruins." 


Governo da Colômbia e FARC assinaram acordo de paz 
O governo da Colômbia e os guerrilheiros das Farc acabam de assinar o acordo de paz pra encerrar o conflito mais longo da história da América Latina. Não são só assinaturas. É a história sendo escrita à mão. E com uma caneta feita de balas recicladas - símbolo de que o diálogo é mais forte que o fuzil.


Morre, aos 93 anos, ex-presidente de Israel Shimon Peres
Último representante da geração que fundou o Estado israelense, ex-premiê foi uma das figuras mais importantes do país. Suas escolhas políticas lhe renderam um Nobel da Paz, mas foram também tema de constante debate.


EUA e China ratificam acordo do clima de Paris 
Obama e Xi Jinping anunciam adesão oficial dos maiores emissores do mundo ao compromisso alcançado na capital francesa para reduzir o aquecimento global. Decisão pode impulsionar outros países a fazerem o mesmo.


Principais pontos do acordo de Paris sobre o clima
Documento aprovado na Conferência do Clima entra em vigor até 2020 e, a cada cinco anos, os países deverão rever suas contribuições para o combate à mudança climática. Uma visão geral do conteúdo do pacto.


Protesto contra "Selva de Calais" fecha rodovia na França
Caminhoneiros, agricultores e empresários locais bloqueiam estrada para protestar contra acampamento de migrantes em Calais. Organizadores exigem medidas do governo e garantem que a obstrução pode durar vários dias.