Biblioteca/Videoteca


SAGA BRASILEIRA: A LONGA LUTA DE UM POVO POR SUA MOEDA

Da hiperinflação ao plano Real, passando pelos congelamentos, planos que não passavam de um verão e o confisco do governo Collor, Miriam Leitão mostra como os brasileiros sofreram até a estabilização da moeda. Um livro definitivo sobre a história econômica recente do país – já esquecida pelas novas gerações.

LAOWAI (ESTRANGEIRO): HISTÓRIAS DE UMA REPÓRTER BRASILEIRA NA CHINA

Misto de reportagem e diário de viagem, Laowai narra a permanência do casal Sônia Bridi e Paulo Zero na China entre 2005 e 2006. Sem falar o idioma e com um filho de apenas três anos, encararam o desafio de montar a primeira base da TV Globo no Oriente. Sônia conta como foi viver dois anos num país literalmente do outro lado do planeta, com costumes completamente diferentes dos vivenciados até então - apesar de ambos serem cidadãos do mundo, os dois experientes jornalistas sofreram um grande choque cultural. A partir dos acontecimentos do cotidiano como alugar apartamento, liberar equipamentos na aduana, fazer exame para obter carteira de motorista, encontrar escola para o filho, descobrir onde comprar roupas para o seu tamanho ou abrir conta em banco, Sônia vai construindo um retrato da sociedade chinesa, em todos os seus aspectos, sob o ponto de vista de uma laowai, com olhar perspicaz de repórter e viajante experiente e uma perspectiva feminina que dá ao relato um sabor especialíssimo

A VIAGEM DE THÉO

Um adolescente que sofre de uma doença grave e uma mulher que esbanja vitalidade vão aos centros sagrados das religiões mais praticadas no mundo, descobrindo os fundamentos históricos e espirituais de cada uma delas.

LUZES DA ÁFRICA: PAI E FILHO EM BUSCA DA ALMA DE UM CONTINENTE

"Um fascinante relato da jornada vivida por Haroldo Castro e seu filho, que percorreram 40 mil quilômetros no continente africano, visitando18 países. Longe dos clichês da miséria e da guerra, o livro descreve as aventuras e apresenta com lucidez uma percepção peculiar sobre um continente de surpresas.
O livro traz dois lindos encartes de 32 páginas, com fotos de tirar o fôlego. A intenção do autor é apresentar uma África mágica e iluminada, diferente do que a maioria das pessoas conhece ou registra quando decide escrever sobre o continente."

DIAMANTES DE SANGUE

Em Serra Leoa, na década de 90, o filme acompanha a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um mercenário sul-africano, e o pescador Solomon vandy (Djimon Hounsou). Apesar de terem nascido no mesmo continente, a África, têm histórias completamente diferentes, mas seus destinos são unidos por conta da busca por um raro diamante cor-de-rosa. Com a ajuda de Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista norte-americana, eles embarcam numa perigosa jornada em meio ao instável território.

SAPIENS – UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie – de primatas insignificantes a senhores do mundo.
O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Yuval Noah Harari aborda de forma brilhante estas e muitas outras questões da nossa evolução

DIÁRIO DO CLIMA

Uma viagem por catorze países durante seis meses em busca de explicações e soluções para o problema do aquecimento global. No livro Diário do Clima, a repórter Sônia Bridi e o repórter cinematográfico Paulo Zero, seu marido, compartilham o que encontraram: na Austrália, o cultivo de frutas de clima seco substitui o trigo e a pecuária por conta das secas, alterando a cultura, o hábito e a rotina de antigos fazendeiros. Na Groenlândia, um terrível estrondo precede o desprendimento de um bloco de gelo do tamanho de uma casa. Na Itália, um projeto de engenharia visa impedir a inundação de Veneza, que já obriga os moradores a desocupar o primeiro andar de alguns prédios. Pessoalmente envolvidos no tema, para que seus futuros netos “vivam em tempos de paz e prosperidade”, e tendo feito a cobertura de diversas conferências desde a Rio 92, Sônia e Paulo fizeram uma preparação física pesada a fim de realizar a série para o Fantástico — que exigiu escaladas em picos altíssimos e o enfrentamento de atmosferas inóspitas nos cinco continentes. Os bastidores dessa experiência, mostrando o processo de realização da série, informações detalhadas sobre a situação em vários países — entre os quais Peru, Bolívia, Islândia, Tanzânia e Butão — e entrevistas com autoridades mundiais no assunto estão reunidos em Diário do clima. Com linguagem envolvente — a ponto de o leitor sentir-se participante das aventuras —, o assunto se torna uma leitura prazerosa, em uma abordagem realista que alerta para as consequências do processo de aquecimento global sem deixar de trazer uma ponta de esperança em possíveis mudanças.