Brasil


Educação do século 21


Pensamento crítico e colaboração são mais importantes que fórmulas de matemática na educação do século 21, diz especialista do MIT. Para o aluno do século 21, habilidades como pensamento crítico, colaboração e criatividade são muito mais importantes que o ensino por meio de fórmulas prontas ou conteúdo memorizado e sem contexto. Conteúdos tradicionais como matemática ou mesmo mais novos, como linguagem de programação, de nada adiantam se forem ensinados sem aplicação no mundo real e sem ensinar as crianças a raciocinar.

http://www.rumosgeograficos.com/2019/03/educacao-do-seculo-21.html

Como funciona o complexo de mineração em Brumadinho


A Mina Córrego do Feijão, onde está localizada a barragem que se rompeu na sexta-feira (25.01), em Brumadinho (MG), produziu no ano passado 8,5 milhões de toneladas de minério de ferro, que é equivalente a 2% da produção de minério de ferro da Vale.

http://www.rumosgeograficos.com/2019/01/como-funciona-o-complexo-de-mineracao.html

Após três anos a história se repete

Licença para ampliação do complexo da empresa também autorizava "reciclagem” de minérios na barragem de rejeitos que rompeu. Vale não confirma se local estava em obras.

Rompimento de barragem em Brumadinho

As perguntas que ainda não foram respondidas. Enquanto equipes buscam sobreviventes do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG), técnicos começam a se debruçar sobre as causas da tragédia.

Solo: 4 fatores que causam degradação na Agricultura

Dados da FAO apontam que cerca de 33% das terras têm alto ou médio grau de desgaste

IDEB 2016
Pela segunda vez consecutiva, o ensino médio no Brasil não conseguiu atingir a meta de qualidade estabelecida pelo governo. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2015,divulgado nesta quinta-feira (08/09/2016) pelo Ministério da Educação, aponta que o desempenho do ensino médio ficou abaixo do desejável.


Novo currículo é a solução para o Ensino Médio?
A reforma na estrutura do ensino médio, em discussão no Congresso Nacional e no Ministério da Educação, pode tirar da gaveta uma esperada mudança de rota na educação dos jovens brasileiros: a aproximação dessa etapa ao interesse dos estudantes e ao mundo do trabalho.

http://www.rumosgeograficos.com/2016/09/novo-curriculo-e-solucao-para-o-ensino.html



Brasil tem 2 dos 14 gargalos que ameaçam abastecimento global de alimentos
Há apenas 14 gargalos no comércio mundial de alimentos, mas eles são fundamentais para a segurança alimentar de toda a população do planeta.