Páginas

Estrutura geológica

 

A FORMAÇÃO DA TERRA

 

O planeta Terra está em constante transformação, tanto em seu interior quanto na superfície. Durante sua formação, como se pode ver nas ilustrações do infográfico anterior, a configuração da crosta terrestre era completamente diferente da que observamos hoje. Essas transformações continuam acontecendo porque o planeta possui muita energia em seu interior e a superfície da crosta terrestre sofre a ação permanente de forças externas, como a chuva ou o vento, e do próprio ser humano, que constrói cidades, desmata, refloresta, extrai minérios, faz aterros e represas, desvia rios, etc.


Algumas mudanças de origem natural são facilmente percebidas. Por exemplo, terremotos e erupções vulcânicas são fenômenos que podem provocar alterações imediatas na paisagem. Outras mudanças, como o afastamento dos continentes ou o processo de formação das grandes cadeias montanhosas, denominado orogênese (do grego oros, que significa ‘montanha’, e genesis, ‘origem’), ocorrem em um intervalo de tempo tão longo que não conseguimos percebê-las em nosso curto período de vida.

Por isso falamos em tempo geológico, que é medido em milhões de anos. A história geológica da Terra é dividida em éons, que são subdivididos em eras, que se subdividem em períodos, que por sua vez são subdivididos em épocas.

Para entendermos melhor os 4,6 bilhões de anos de idade da Terra, utilizaremos um quadro em que o tempo geológico é comparado, proporcionalmente, aos meses de um ano. Nele é feita uma comparação entre o tempo geológico, medido em milhões de anos, como vimos, e o tempo histórico, que utilizamos para situar os fatos da História e de nosso cotidiano, medido em anos, décadas, séculos ou milênios.


Embora os seres humanos tenham surgido há muito pouco tempo quando pensamos na escala geológica, alguns cientistas consideram que as transformações provocadas na superfície do planeta, principalmente após a Revolução Industrial, justificariam a criação de uma nova época, denominada Antropoceno. A criação dessa nova época e sua inserção na escala do tempo geológico depende da IUGS (sigla em inglês da União Internacional de Ciências Geológicas), que criou uma comissão que estuda essa possibilidade desde 2008.


Fonte: Sene, Eustáquio de Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – 2. ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2013.