Páginas

ORIGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO

 O RETORNO DE GETÚLIO E DA POLÍTICA NACIONALISTA

Ao retornar à Presidência em 1951, eleito pelo povo, Getúlio Vargas retomou seu projeto nacionalista: passou a investir em setores que deram suporte e impulsionaram o crescimento econômico – sistemas de transportes, comunicações, produção de energia elétrica e petróleo – e restringiu a importação de bens de consumo. Apoiado por um grande movimento nacionalista popular, Getúlio dedicou-se à criação da Petrobras (1953) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (1952).

No confronto entre os getulistas, defensores da política nacional-desenvolvimentista, e os defensores da fórmula neoliberal, que preferiam promover a abertura da economia aos produtos e capitais estrangeiros, o projeto de Getúlio acabou sendo derrotado. Os liberais argumentavam que, com a economia fechada, a modernização e a expansão do parque industrial nacional ficavam dependentes do resultado da exportação de produtos primários. Qualquer crise ou queda de preço desses produtos, particularmente do café, resultava em crise na modernização e expansão do parque industrial.

Getúlio Vargas chega ao estádio do Vasco Da Gama, no Rio de Janeiro, para as comemorações do dia do trabalho, em 1o/5/1951. em 1954, em meio à séria crise política, suicidou-se. Café Filho, seu vice-presidente, assumiu o poder, permanecendo até 1956.


Sene, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – 2. ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2013.