Páginas

Cartografia - Questões Discursivas

 

Questões Discursivas 

Vestibulares


1. Observe as fotografias


As fotografias de satélite foram tiradas, na sequência, em datas importantes que se referem ao início das quatro estações do ano. com base nessa informação,

a) identifique a estação do ano que tem início no hemisfério sul na foto 3 e justifique a sua resposta;

A foto 3 mostra o início da primavera no hemisfério sul. Como se trata do equinócio, que vem após o solstício de inverno e antes do solstício de verão, marca o início da primavera nesse hemisfério.

b) identifique, para cada uma das fotos, um solstício ou um equinócio tendo como referência o hemisfério norte.

Tendo como referência o hemisfério norte, a foto 1 mostra o equinócio de primavera; a foto 2, o solstício de verão; a foto 3, o equinócio de outono; e a foto 4, o solstício de inverno.

 

2. (Uerj) Devido à dificuldade de representar o relevo terrestre sobre a superfície plana do mapa, os cartógrafos costumam empregar a técnica de mapeamento com curvas de nível. Observe a imagem a seguir, na qual es se recurso é utilizado. Identifique, por meio dos pontos cardeais, o sentido para o qual es tá correndo o rio principal e indique qual das três rotas assinaladas é a ideal para atingir o ponto d pelo caminho com menor declividade.

 



Justifique suas respostas com base na interpretação das curvas de nível.

O rio principal está correndo das terras mais altas a leste (5 000 pés = 1 524 m) para as mais baixas a oeste (2 500 pés = 762 m), ou seja, eles sempre correm no sentido da declividade do relevo, do ponto mais alto para o mais baixo. Das três rotas, a C-D é a que apresenta menor declividade porque as curvas de nível são mais espaçadas.

 

3. (Unicamp-SP) Suponhamos que você tenha sido convidado para trabalhar num projeto municipal de arborização em uma cidade do porte de Campinas (SP). Num primeiro momento, você terá de examinar a situação do município como um todo. Num segundo momento, você escolherá determinadas áreas-piloto para a implantação do novo projeto. Esses dois momentos envolvem níveis de análise diferentes. a partir dessa constatação e considerando que você terá os mapas e as plantas cadastrais a sua disposição nas escalas: 1:1 000 000, 1:50 000, 1:25 000, 1:10 000 e 1:5 000:

a) escolha a escala apropriada para analisar cada um destes dois momentos.

Situação do município: escala 1 : 50 000.

Áreas-piloto: escala 1 : 5 000.

b) justifique sua escolha para cada um dos casos.

A escala de 1 : 1 000 000 é muito pequena, o que resultaria em um mapa no qual a cidade de Campinas seria representada como um ponto. Na escala de 1 : 50 000 é possível ver o município como um todo e examinar as possibilidades de implantação do projeto de arborização. Já a escala de 1 : 5 000, a maior delas, mostra uma planta suficientemente detalhada para permitir a intervenção no espaço geográfico com vistas à implantação do projeto de arborização em determinados bairros do município.

 

4. (UFU-MG) observe o mapa do Brasil.



 Faça o que se pede.

a) Sabendo-se que o segmento AB possui 2 cm no mapa e equivale a 1 310 km, qual a escala do mapa?

Temos:

D = 1 112 km

d = 2 cm

E = ?

Para chegar à resposta, pode-se aplicar uma regra de três simples:

2 cm —    1 112 km ou 111 200 000 cm

1           N

N × 2 = 1 × 111 200 000

N = 111 200 000 / 2

N = 55 600 000

Pode-se também aplicar a fórmula: N = D/d.

Como a escala = 1/N,

Portanto a escala do mapa é de 1/55 600 000 ou 1 : 55 600 000

 

b) Quais são as coordenadas geográficas das localidades C e D?

Ponto C: 5º S, 40º W.

Ponto D: 15º S, 50º W.

c) Sabendo-se que no rio de Janeiro são 14 horas, que horas são em Porto Velho (RO)?

Em Porto Velho são 13h.

d) Observando as informações presentes no mapa, determine a circunferência equatorial da Terra.

Circunferência equatorial da Terra é de 40 032 km.

De acordo com a escala do mapa, 1 cm = 556 km. No mapa, 1 cm corresponde a 5º. A circunferência inteira tem 360º, logo 360º / 5º = 72 (intervalos de 5º). Portanto, a circunferência da Terra é 72 × 556 = 40 032 km.

 

5. (UEG-GO) Para responder às questões 5 e 6 utilize as figuras a seguir.

 




Tomando o centro da Praça da Sé como referência (figura A), quais são as direções cardeais e/ou colaterais a serem seguidas por uma pessoa que tenha que se deslocar (em linha reta) até os seguintes locais?

a) Largo de São Francisco;

Noroeste

b) Catedral Metropolitana;

Sudoeste

c) Corpo de Bombeiros;

Sudeste

d) Rua Conde Sarzedas.

Sul

 

6. Para representar a realidade num mapa é necessário estabelecer uma correspondência entre as dimensões do terreno e as do papel. Isso é feito por meio da escala que expressa o quanto a realidade foi “reduzida” para caber no mapa. Tendo como referência as figuras A, B e C, construídas em escalas 1 : 10 000, 1 : 250 000 e 1 : 1 000 000, respectivamente, responda ao que se pede.

a) classifique as figuras em escala grande, média e pequena.

Figura A, escala grande; figura B, escala média; figura C, escala pequena

b) explique o que ocorre à medida que a escala do mapa diminui. em sua resposta, leve em consideração a correlação entre o tamanho da escala, a área passível de representação e a possibilidade de detalhamento ou a necessidade de generalização da informação representada.

À medida que a escala diminui (da figura A para a C), a área mostrada é maior, mas o nível de detalhamento das informações representadas é menor. De outra forma: quanto maior é a escala, menor é a área representada, porém, maior é o nível de detalhamento dos fenômenos representados.

 

7. (Unicamp-SP)

As cartas e as fotografias tomadas de avião ou de satélites [...] representam porções muito desiguais da superfície terrestre. Algumas cartas topográficas representam, mediante deformações calculadas e escolhidas, toda a superfície do globo, outras a extensão de um continente, outras ainda a de um Estado, de uma aglomeração urbana; algumas cartas representam espaços de bem menor envergadura; uma pequena cidade, uma aldeia. Há planos de bairros e mesmo de habitação. [grifo nosso]

Lacoste, Yves. os objetos geográficos. in: Seleção de textos, no 18, são Paulo: AGB, 1988, p. 9.

a) quais os principais elementos cartográficos que ocasionam as “deformações calculadas e escolhidas” mencionadas pelo autor?

Os elementos são a escala e a projeção cartográfica. A escolha da escala – relação de proporção entre o objeto representado e a realidade – pode mostrar maior ou menor detalhamento dos elementos do espaço geográfico. A escolha do tipo de projeção cartográfica – propriedades da relação entre o plano e a esfera – pode alterar o tamanho ou a forma das terras.

b) seguindo a sequência de raciocínio do autor na delimitação geográfica, que vai da superfície do globo à habitação, indique quais as escalas cartográficas mais apropriadas aos estudos geográficos nesses dois casos.

Para representar o globo terrestre é preciso utilizar escalas muito pequenas que, dependendo do tamanho do mapa-múndi, podem chegar a 1 : 200 000 000. Para representar o interior de uma habitação é preciso utilizar uma escala muito grande, algo como 1 : 100 ou 1 : 50; se o interesse for mostrar a casa e seu entorno pode ser algo como 1 : 2 000.

 

8. (Uerj) a obtenção de imagens aéreas da superfície terrestre representou um grande impulso par a as técnicas de mapeamento, dando-lhes maior precisão e aplicabilidade. essas inovações só se tornaram possíveis no século XX, com a invenção do avião e, posteriormente, com a utilização de satélites artificiais.

Observe a imagem feita por satélite de uma erupção vulcânica ocorrida em 2004 na Oceania:


 

Considerando o processo de representação cartográfica, indique duas vantagens da obtenção de imagens da superfície terrestre por satélites em comparação com as imagens obtidas por fotografias aéreas. em seguida, aponte duas utilizações das imagens de satélites para o estudo da superfície terrestre.

Algumas das vantagens das imagens de satélites sobre fotografias aéreas:

  • ·  Mapeamento de áreas mais extensas com a cobertura de praticamente toda a superfície terrestre.
  • ·    Obtenção rápida de imagens que podem ser feitas de forma periódica, possibilitando o acompanhamento de transformações nas paisagens ou de fenômenos meteorológicos.

Algumas das utilizações das imagens de satélite:

  • ·         Previsão meteorológica e acompanhamento de furacões.
  • ·         Monitoramento de desmatamento e queimadas.
  • ·         Identificação de áreas atingidas por secas, inundações, etc.
  • ·         Coleta de informações que podem contribuir para o planejamento territorial.

9. (Unicamp-SP) a ilustração a seguir representa a constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS) que orbitam em volta da terra.

 


 a) Qual a finalidade do GPS? como esses satélites em órbita transmitem os dados par a os aparelhos receptores localizados na superfície terrestre?

O GPS, controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, é formado por uma constelação de 30 satélites (24 em operação e 6 de reserva) na órbita da Terra. Serve para localizar objetos ou pessoas, parados ou em movimento, na superfície do planeta ou próximo a ela. Em qualquer lugar do planeta, os sinais de rádio transmitidos por pelo menos quatro satélites podem ser captados por um aparelho receptor que calcula a latitude, a longitude, a altitude e a hora exata do ponto em que se localiza.

 

b) O que são “latitude” e “longitude”?

Latitude é a distância em graus entre qualquer ponto da superfície terrestre e o equador, variando de 0 a 90 graus para o norte e para o sul. Longitude é a distância em graus entre qualquer ponto e o meridiano de Greenwich, variando de 0 a 180 graus para leste e para oeste. O ponto de cruzamento da latitude com a longitude define a coordenada geográfica de um ponto.



Sene, Eustáquio de Geografia geral e do Brasil : espaço geográfico e globalização / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – 2. ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2013.