Páginas

Cartografia - ENEM

Questoes de Cartografia - ENEM

 

1. Um leitor encontra o seguinte anúncio entre os classificados de um jornal:

 


Interessado no terreno, o leitor vai ao endereço indicado e, lá chegando, observa um painel com a planta a seguir, onde estavam destacados os terrenos ainda não vendidos, numerados de I a V:

 


Considerando as informações do jornal, é possível afirmar que o terreno anunciado é o

A) I.

B) II.

C) III.

D) IV.

E) V.

 

2. “EM CASA QUE NÃO ENTRA SOL ENTRA MÉDICO.”

Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade. assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do trópico de câncer) e em Curitiba (ao sul do trópico de capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais:

a) norte / sul.

b) sul / norte.

c) leste / oeste.

d) oeste / leste.

e) oeste / oeste.

 

3. Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: latitude 49°49’ N, longitude 23°49’ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

KLINK, A. Parati: entre dois polos. são Paulo: companhia das Letras, 1998 (adaptado).

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é:

a) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.

b) o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.

c) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.

d) a latitude como distância em graus entre um ponto e o meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.

e) a forma de projeção cartográfica, usada para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

 

4. O sistema de fusos horários foi proposto na conferência internacional do meridiano, realizada em Washington, em 1884. cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. o meridiano de Greenwich foi escolhido par a ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, par a cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. a partir da Lei no 11 662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o acre, no fuso 4. a cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos olímpicos de Verão, fica a l este de Greenwich, no fuso 8. considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20h8min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

a) 9h8min, do dia 8 de agosto.

b) 12h8min, do dia 8 de agosto.

c) 15h8min, do dia 8 de agosto.

d) 1h8min, do dia 9 de agosto.

e) 4h8min, do dia 9 de agosto.

 

5. Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras:

1. instalação de um parque industrial;

2. instalação de uma torre de transmissão e recepção.

 


Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde de veriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente:

A) E e G.

B) H e A.

C) I e E.

D) B e I.

E) E e F.

 

6. Existem diferentes formas de representação plana da superfície da terra (planisfério). Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados. Apesar de usar em projeções, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como base da projeção o modelo:



Resposta C