Páginas

UEPG - VESTIBULAR DE VERÃO 2016

 

UEPG - VESTIBULAR DE VERÃO 2016

 

GEOGRAFIA

 

16– Sobre os tipos de rochas e minerais e seu processo de formação, assinale o que for correto.

01) As rochas ígneas plutônicas também podem ser chamadas de magmáticas intrusivas. São formadas em profundidade, quando o magma proveniente do manto da Terra solidifica-se na crosta terrestre, formando cristais.

02) Rochas metamórficas são aquelas que em seu processo de formação sofrem pressão interna e temperatura elevada, modificando sua estrutura interna. Um dos seus processos de gênese está relacionado a recristalização de calcário, areia, entre outros.

04) No fundo de lagos, mares e outras regiões de bacias sedimentares acumulam-se diversos tipos de sedimentos do processo de intemperismo de outras rochas pré-existentes. Se houver o processo de compactação desse material surge uma rocha sedimentar.

08) Quando o magma proveniente do interior da Terra chega à superfície e há o processo de solidificação formam-se rochas ígneas extrusivas. Um exemplo desse tipo de rocha é o basalto, encontrado no Terceiro Planalto Paranaense.

16) A ametista, mineral da família do quartzo de coloração violeta, pode formar-se no interior de geodos em derrames basálticos.

 

17– Sobre conflitos em países africanos no século XX e XXI, assinale o que for correto.

01) Em 1975, Angola torna-se oficialmente independente de Portugal. Agostinho Neto, do Movimento Pela Libertação (MPLA), assume o poder, porém a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) não reconhecem o governo e mantêm com ele uma guerra civil. MPLA teve apoio da URSS e UNITA e FNLA dos EUA no contexto da Guerra Fria.

02) O Sudão, que teve suas fronteiras desenhadas por potências coloniais europeias, tinha a região norte mais desértica e islâmica e a região mais ao sul com predomínio cristão e animista. Isso, somado a questão do domínio do petróleo no país, auxiliou nas motivações que levaram ao cisma de seu território, formando o Sudão do Sul, em 2011.

04) Entre os anos 1948 e 1994, o regime segregacionista do apartheid dominou o cenário político da África do Sul. Depois de quase três décadas preso, o líder negro Nelson Mandela que lutou contra esse regime é solto em 1990, tornando-se presidente democraticamente eleito deste país em 1994.

08) Entre 1991 e 2002, Serra Leoa passou por uma guerra civil que ficou conhecida como conflito pelos "diamantes de sangue", devido ao comércio ilícito dessa pedra preciosa durante a contenda, extraída do território serraleonino e que auxiliava a alimentar mais o confronto entre governo e rebeldes.

16) A chamada "primavera árabe" ocorreu no continente africano em maioria nos denominados países subsaarianos a partir do ano de 2010. Consistiu na derrubada de governos ditatoriais que estavam há muitos anos no poder por parte da população civil. Estes governos já não mais atendiam as demandas econômicas e sociais da população, o que motivou sua derrubada.

 

18– Sobre alguns dos principais municípios do estado do Paraná, assinale o que for correto.

01) Guarapuava, localizada na região centro-sul do Paraná possui altitude maior que Ponta Grossa.

02) Foz do Iguaçu, no oeste do estado, faz fronteira com o Paraguai e com a Argentina e possui o Parque Nacional do Iguaçu.

04) Curitiba, a capital do Paraná é a cidade mais rica do estado, está localizada na fronteira com o estado de Santa Catarina.

08) As cidades de Londrina e Maringá, importantes e planejadas cidades do norte do Paraná, fazem fronteira com o estado de São Paulo.

16) Cascavel, localizada no sudoeste do estado do Paraná possui vegetação predominante de pradarias e mata atlântica.

 

19– Sobre a formação territorial e ocupação populacional dos países americanos, assinale o que for correto.

01) No século XVI, na região da costa leste da América do Norte foram fundadas as 13 colônias, com modelo de povoamento, região que no século XVIII tornou-se independente da Inglaterra e viria fundar os EUA.

02) A chegada de Pedro Álvares Cabral à região onde hoje é o estado da Bahia no ano 1500, marca o início oficial da posse física do território dominado por Portugal na América.

04) Procurar ouro, escravização e explorar as drogas do sertão estão entre motivos que interiorizaram a colonização do território conhecido hoje como Brasil.

08) A colonização do território, onde hoje corresponde ao Brasil, só teve influência holandesa a partir do século XX. Castrolanda, no município de Castro, e o município de Carambeí, os dois no estado do Paraná, são exemplos desse fato.

16) Após o fim da Guerra da Secessão, na segunda metade do século XIX, tem início nos EUA a "marcha para o oeste" para ocupação de áreas desabitadas por descendentes de brancos europeus nesta área do continente.

 

20– Sobre o processo de industrialização brasileira, assinale o que for correto.

01) Nos anos 1990, os governos socialdemocratas, no Brasil, foram marcados por políticas de Fernando Collor de Mello e FHC que visavam fortalecer as estatais brasileiras ligadas às comunicações e energia.

02) No governo Getúlio Vargas houve um processo de criação de empresas ligadas à mineração, caso da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia vale do Rio Doce, da empresa de energia, a Petrobras, além da legislação trabalhista, a CLT.

04) O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) contribuiu para internacionalizar mais a indústria nacional, atraindo capital estrangeiro e tendo como carro chefe dessa política montadoras de automóveis multinacionais.

08) Apesar do período conhecido como Milagre Econômico (1968-1973), onde o Brasil cresceu a altas taxas, porém com endividamento externo em expansão, a ditadura militar no país teve que conviver com a "década perdida" nos anos 1980, com alta inflação e até retração da atividade industrial o que contribuiu com o fim do regime militar.

16) A Crise de 1929, que como desdobramento no Brasil gerou a Crise do Café, gerou sérios problemas ao modelo agrário-exportador brasileiro. Diante disso, inicia-se um período mais organizado de industrialização do país, pois até então, as fábricas eram incipientes em território nacional.

 

21– Sobre problemas ambientais atmosféricos, relacione os itens de cada sentença que possuem relações corretas entre eles e assinale o que for correto.

01) Aumento do nível dos oceanos, dióxido de carbono, sem secas, aquecimento global.

02) Dióxido de enxofre, combustíveis fósseis, danos a monumentos de mármore, chuva ácida.

04) Centro das grandes cidades, falta de arborização, radiação solar, ilhas de calor.

08) CFC, Polo Sul, tempestades mais fortes, buraco na camada de Ozônio.

16) Gases poluentes sobem para camadas altas da atmosfera, problemas respiratórios, correntes oceânicas, inversão térmica.

 

22– Sobre pluviosidade e tipos de chuvas, assinale o que for correto.

01) As chuvas de monções ocorrem em áreas tropicais do planeta, trazendo umidade dos oceanos para os continentes, muito visíveis no sul e sudeste asiáticos.

02) Quando o vapor da água se aquece por convecção formando nuvens, sobretudo cumulus nimbus podem surgir chuvas convectivas, normalmente de forte intensidade.

04) As chuvas relacionadas aos furacões na Terra são aquelas que se formam em porções continentais do hemisfério norte. Só existiu uma tempestade registrada que formou furacão no hemisfério sul (Catarina – Brasil – 2004).

08) Chuvas frontais são aquelas em que há encontro de duas massas de ar distintas, uma quente e uma fria, por exemplo.

16) Em regiões onde o relevo se eleva e massas de ar úmidas sobem, podem formar-se chuvas orográficas ou neblina.

 

23– Sobre as camadas terrestres, assinale o que for correto.

01) A maior de todas as camadas terrestres, o manto, é composta de magma em estado líquido, com temperaturas médias de 2000º C.

02) O núcleo interno da Terra, composto principalmente de níquel e ferro, apesar de altíssimas temperaturas, é considerado sólido, devido à enorme pressão do interior do planeta.

04) Os sismos da Terra são formados por movimentos epirogenéticos, sobretudo do núcleo interno do planeta.

08) A menor e mais fria das camadas da Terra é a crosta. É a camada mais superficial do planeta, formando as massas continentais e o assoalho dos oceanos.

16) A crosta terrestre sofre pressão interna e racha em vários pontos, formando as placas tectônicas. Nas bordas dessas placas formam-se vulcanismo, tsunamis, terremotos e furacões.

 

24– Identifique itens presentes na região nordeste do Brasil e assinale o que for correto.

01) Chapada Diamantina, Zona da Mata, massapê, Olinda, rio São Francisco.

02) Médias térmicas elevadas, rios temporários, clima temperado, engenhos de cana-de-açúcar.

04) Terrenos sedimentares, somente capitais de estados litorâneas, chuvas orográficas, gravatá, morros testemunhos.

08) Bacia do rio Doce, restinga, dunas, mangues, cerrado.

16) Caatinga, planalto da Borborema, clima semiárido, mata atlântica, petróleo.

 

25– A Finlândia é o país da Terra com mais bandas de Metal do mundo por pessoa. Em uma de suas correntes, o folk-metal aborda em suas letras, questões paisagísticas descrevendo regiões frias do planeta. Sobre os climas frios do mundo, assinale o que for correto.

"A terra está quieta... Antes da tempestade!

Nos vastos campos de neve, o vento está soprando forte

Com seu frio congelante e toque implacável

Deixa uma terra de gelo morta e vazia"

Trecho traduzido da música "Treacherous Gods",

da banda finlandesa Ensiferum.

01) O clima frio de montanha depende menos da localização geográfica das zonas climáticas no planeta e mais da altitude. É encontrado nos Andes, na América do Sul; nas Rochosas, na América do Norte; nos Apeninos, na Europa e no Himalaia, na Ásia.

02) O ponto mais ao norte do Polo Norte apresenta região montanhosa, o que o torna mais frio do que se tivesse ao nível do mar.

04) Entre alguns países que apresentam clima polar pode-se citar Canadá e Rússia. Finlândia e Suécia são exemplos de países com clima subpolar.

08) A Antártida, que apresentou a menor temperatura registrada na Terra, possui verões que apesar de frios apresentam chuvas torrenciais.

16) As altas latitudes da Terra são marcadas pelos climas polares. Encontram-se nessas regiões solo congelado a maior parte do tempo, o permafrost e a vegetação predominante onde ocorre é a tundra.

 

26– Sobre as taxas de violência no mundo, suas causas e seus motivos, assinale o que for correto.

01) O Brasil, um dos países com elevadas taxas de violência possui um índice por volta de 60 mil homicídios dolosos por ano, com mais mortes intencionais que vários países em guerra no mundo.

02) Desde a década de 1990, os índices de jovens menores de 18 anos cumprindo medidas socioeducativas vêm aumentando no Brasil até 2014 (último dado recolhido), demonstrando que há cada vez mais punições a este grupo. Porém, o país necessita de políticas públicas mais adequadas aos jovens, sobretudo àqueles em área de vulnerabilidade social.

04) Com populações carcerárias cada vez mais reduzidas, Holanda e Suécia vem fechando algumas de suas prisões por falta de detentos. Isso decorre do fato de haver mais igualdade social nesses países e revisões de penas alternativas, economizando dinheiro dos cofres públicos.

08) No Brasil, a taxa de homicídios dolosos registrados aponta que a cada 100 mil habitantes o maior índice de assassinatos ocorre entre negros, em idade jovem e do sexo feminino.

16) Os sistemas prisionais mais eficientes e fechados do mundo estão entre os países nórdicos, caso da Noruega e Suécia, baseados em privatização e forte efetivo armado em todas as prisões. Os índices de violência nesses países são baixos, pois os cidadãos de bem com porte de arma sem muita burocracia defendem as comunidades dos criminosos.

 

27– Sobre localização geográfica do município de Ponta Grossa, assinale o que for correto.

01) Curitiba, Palmeira e Teixeira Soares são municípios que fazem fronteira com Ponta Grossa na porção mais ao sul deste município.

02) Castro e Carambeí fazem parte da fronteira mais ao norte de Ponta Grossa e o município de Ipiranga é mais contíguo a oeste.

04) A maior parte do território de Ponta Grossa está localizado no Segundo Planalto Paranaense. Porém, o município possui parte de suas terras no Primeiro Planalto Paranaense.

08) Ponta Grossa, no contexto do Paraná, está localizada na mesorregião centro-oriental a cerca de 115 km da capital Curitiba.

16) Ponta Grossa está localizada na região de "terra roxa" no estado do Paraná, devido aos derrames basálticos encontrados no Segundo Planalto Paranaense.

 

28– Sobre globalização e blocos econômicos, assinale o que for correto.

01) Alguns países da União Europeia são: Áustria, Luxemburgo, Dinamarca, Irlanda e Finlândia.

02) ALCA é um bloco econômico que engloba a América do Norte, América Central e América do Sul e foi criada a partir do Consenso de Washington nos EUA, na década de 1990.

04) ASEAN e APEC são blocos econômicos que possuem países asiáticos em sua composição.

08) O neoliberalismo marca um dos períodos mais importantes do processo de globalização no mundo, mas países como Brasil e EUA não adotaram este modelo econômico.

16) O NAFTA (North American Free Trade Agreement) engloba dois países da América do Norte (EUA e Canadá) e um país da América Central (México).

 

29– Sobre geologia e solos do estado do Paraná, assinale o que for correto.

01) A região entre a baixada litorânea e o Primeiro Planalto Paranaense é composta basicamente de rochas ígneas intrusivas do maciço cristalino, com forte presença de rochas sedimentares no topo da Serra do Mar.

02) O arenito Furnas pode ser encontrado no Segundo Planalto Paranaense, formado no Devoniano em ambiente de deposição marinha.

04) O arenito Caiuá, formado pela deposição sedimentar desértica e fluvial, pode ser encontrado no Primeiro Planalto Paranaense, próximo à região metropolitana de Curitiba.

08) O Terceiro Planalto Paranaense apresenta rochas derivadas do derrame basáltico na chamada Bacia do Paraná. O solo formado a partir dessas rochas tem tom avermelhado, devido ao ferro em sua composição.

16) A decomposição do arenito Vila Velha formou o solo da maior parte do Segundo Planalto Paranaense. Esse solo é rico em minerais derivados de ambiente glacial.

 

30– Sobre o crime organizado no mundo, assinale o que for correto.

01) Camorra e 'Ndrangheta são máfias com origem nos EUA que apresentaram crescimento na Segunda Guerra Mundial, auxiliando os estadunidenses na campanha da Itália, pois tinham contatos cruciais com organizações criminosas italianas que conheciam o território, facilitando com isso a invasão americana.

02) A pirataria somali, na costa ocidental da África, corresponde a uma das maiores organizações criminosas daquele continente. Tem seu lucro a partir do roubo de cargas de navios de países ocidentais que passam pela região.

04) O fuzil de assalto AK–47 é a arma que mais matou pessoas no século XX. De fabricação israelense, é traficada a partir desse país num lucrativo negócio ilegal no mercado negro onde é usada no crime organizado e guerrilhas de países em desenvolvimento.

08) Um dos fatos que fortaleceu a máfia russa foi a queda da URSS, pois com o fim do período socialista, algumas organizações criminosas passaram a controlar parte das propriedades estatais de outrora.

16) O México é um dos países que mais apresentam problemas com cartéis de drogas no mundo, o que ajuda a explicar seus problemáticos índices de violência. Dentre esses cartéis está Sinaloa do traficante Joaquín "Chapo" Guzmán.