Páginas

COORDENADAS

 

COORDENADAS

 

As coordenadas nos auxiliam na localização precisa de elementos no espaço geográfico. Elas podem ser geográficas ou alfanuméricas.

 

GEOGRÁFICAS

 

O globo terrestre, como veremos nas figuras a seguir, pode ser dividido por uma rede de linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto em sua superfície. Essas linhas determinam dois tipos de coordenadas: a latitude e a longitude, que em conjunto são chamadas de coordenadas geográficas. Num plano cartesiano, como você já deve ter aprendido ao estudar Matemática, a localização de um ponto é determinada pelo cruzamento das coordenadas x e y; numa esfera, o processo é semelhante, mas as coordenadas são medidas em graus.

As coordenadas geográficas funcionam como “endereços” de qualquer localidade do planeta. O equador corresponde ao círculo máximo da esfera, traçado num plano perpendicular ao eixo terrestre, e determina a divisão do globo em dois hemisférios (do grego hemi, ‘metade’,e sphaera, ‘esfera’): o norte e o sul. A partir do equador, podemos traçar círculos paralelos que, à medida que se afastam para o norte ou para o sul, diminuem de diâmetro. A latitude é a distância em graus desses círculos, chamados paralelos, em relação ao equador e varia de 0º a 90º tanto para norte (N) quanto para sul (S).

Conhecer apenas a latitude de um ponto, porém, não é suficiente para localizá-lo. Se procurarmos, por exemplo, um ponto 20º ao sul do equador, encontraremos não apenas um, mas infinitos pontos situados ao longo do paralelo 20º S. Por isso é necessária uma segunda coordenada que nos permita localizar um determinado ponto.

Para determinar a segunda coordenada, a longitude, foram traçadas linhas que cruzam os paralelos perpendicularmente. Essas linhas, que também cruzam o equador, são denominadas meridianos (do latim meridiánus, ‘de meio-dia, relativo ao meio--dia’). Observe na figura que os meridianos são semicircunferências que têm o mesmo tamanho e convergem para os polos. Como referência, convencionou-se internacionalmente adotar como meridiano 0º o que passa pelo Observatório Astronômico de Greenwich, nas proximidades de Londres (Inglaterra), e o meridiano oposto, a 180º, é chamado de antimeridiano. Esses meridianos dividem a Terra em dois hemisférios: ocidental, a oeste de Greenwich, e oriental, a leste. Assim, os demais meridianos podem ser identificados por sua distância, medida em graus, ao meridiano de Greenwich. Essa distância é a longitude e varia de 0º a 180º tanto para leste (E) quanto para oeste (W).

 


O trópico de câncer e o trópico de capricórnio são linhas imaginárias situadas à latitude aproximada de 23° n e de 23° s, respectivamente. os círculos polares também são linhas imaginárias situadas à latitude aproximada de 66° n e de 66° s. na figura, o círculo polar antártico não aparece por causa da posição da representação da terra.

Se procurarmos, por exemplo, um ponto de coordenadas 20º S e 44º W, será fácil encontrá-lo: estará no cruzamento do paralelo 20º S com o meridiano 44º W. Consultando um mapa, verificaremos que esse ponto está muito próximo do município de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Para localizar com exatidão um ponto no território, indicam-se as medidas em graus, minutos e segundos. As coordenadas geográficas do centro de Belo Horizonte, por exemplo, são 19º55’15’’ S e 43º56’16’’ W.

 

ALFANUMÉRICAS

 

Podemos também utilizar as coordenadas alfanuméricas para localizarmos algo em um mapa ou em uma planta. Elas não são tão precisas como as coordenadas geográficas, mas auxiliam na localização de elementos da paisagem, como uma rua, uma praça, um teatro, uma estação de trem ou de ônibus, num guia de uma cidade. Se um turista quiser localizar algum desses elementos, basta consultar a lista dos principais pontos de interesse, que aparecem em guias turísticos acompanhados de sua respectiva coordenada, e localizá-los na planta turística da cidade.

Imagine que você é esse turista e quer visitar o Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, em São Paulo, além de outras atrações interessantes próximas dali. Veja suas coordenadas e localize-o na planta urbana a seguir.

 



 

 

 

 

Fonte: Sene, Eustáquio de Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. – 2. ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2013.