Páginas

Geografia do Paraná – UEM (Inverno 2016)

Geografia do Paraná – UEM (Inverno 2016)


Questão 08 - Sobre  as  questões  socioeconômicas  que  dizem  respeito  ao Estado do Paraná, assinale o que for correto.

01) A disponibilidade de terras férteis, conjugada à presença de um relevo acidentado, explica, em grande parte, o forte destaque da agricultura familiar na Mesorregião Sudoeste Paranaense.
02) Nos  anos  de  1990,  as  condões  de  infraestrutura  da Mesorregião   Metropolitana   de   Curitiba   tiveram   um impacto negativo sobre a atração de novos investimentos, sobretudo para a implantação de um polo automotivo.
04) A  Mesorregião  Oeste  Paranaense  possui  uma  rede  de cidades fortalecida, dentre outras raes, pela presença de uma importante aglomeração urbana em área de fronteira internacional.
08) A crise da cafeicultura que atingiu a Mesorregião Norte Central  Paranaense se  deu  pelo  esgotamento dos  solos, resultando num brusco decnio da produtividade.
16) A dinâmica da Mesorregião Oeste Paranaense é expressiva e, por isso, tem se mostrado capaz de contrabalançar as tendências de concentração econômica e populacional do Estado rumo à Mesorregião Metropolitana de Curitiba.


Questão 09 - O turismo movimenta a economia de várias regiões e países do globo. A propósito dos atrativos turísticos do Paraná, assinale o que for correto.

01) O Parque Nacional do Iguaçu está situado inteiramente na Argentina, mas movimenta a economia do Sudoeste Paranaense.
02) Passeios pelas vias entre o Primeiro Planalto Paranaense e o litoral estão entre as atrações turísticas do Paraná.

04) No litoral paranaense, dentre as praias mais frequentadas, destaca-se o Balneário Camboriú.
08) A Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional es localizada no Rio Iguaçu, consistindo em importante atrativo turístico da divisa entre o Brasil e a Argentina.

16) O Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico, localizado no  município de Ponta Grossa, que chama a atenção dos turistas pela beleza visual.


Questão 12 - Sobre os recursos minerais explorados e suas potencialidades identificadas no Estado do Paraná, assinale o correto.
01) O caulim, mineral não metálico, é a matéria-prima para ser utilizada na fabricação de peças de porcelana. Suas maiores reservas localizam-se na Região Metropolitana de Curitiba e proximidades.
02) O calcário, rocha utilizada nas instrias de cimento e de corretivos de solos, é extraído de áreas de mineração a céu aberto localizadas nos municípios da porção leste paranaense.
04) O xisto é um minério utilizado na fabricação do ferro gusa, matéria-prima necessária às tecnologias atuais.
08) O  urânio,  um  mineral  radioativo  utilizado  em  usinas nucleares, foi descoberto também no Paraná.
16) O ouro e a prata minerais metálicos são extraídos em veios de quartzitos ou nas areias dos cursos dágua há mais de cem anos no Estado do Paraná.


Questão 17 - Assinale o correto sobre os tipos e os elementos do clima no Paraná.

01) A   região   litorânea   é   livre   de   geadas   devido   às características do clima tropical superúmido e do tipo de relevo.
02) Os municípios paranaenses que se situam em áreas com altitudes  elevadas  são  os  que  apresentam  temperaturas médias menores.
04) O período da estação seca no Paraná ocorre nos meses de outubro e novembro, devido à influência das massas de ar que circulam no nordeste brasileiro.
08) No oeste paranaense, a ocorrência de nevascas é frequente e intensa. Essas nevascas têm contribuído para a extinção da vegetação nativa de campos limpos.
16) O clima subtropical úmido mesotérmico, sem estação seca, com   verão   brando,   geadas   severas   e    média   das temperaturas  do  mês  mais  quente  inferior  a  22 ºC,  é característico do norte paranaense.