Questão Energética Brasileira

Mudança de comportamento e consumo energia

O comportamento dentro de casa e nas empresas mudou. Empreendimentos sustentavéis e outras formas de abastecimento de energia dão segurança e imagem positiva. O setor que mais consome energia é a indústria com quase 43% do total no Brasil.

Hidrelétrica

No Brasil inteiro, restam dois terços do potencial hidrelétrico a explorar. Metade disso, na Amazônia, onde projetos como Belo Monte, no Pará, mesmo adotando o sistema fio d´água, geram polêmica.

Termelétricas - Carvão Mineral

O carvão mineral produz cerca de 1,5% da energia elétrica do Brasil. Na China, são quase 80% e nos EUA é a principal fonte de poluição e gera 45% da eletricidade. O Rio Grande do Sul concentra quase 80% do carvão brasileiro na maior mina do país.

Usinas Nucleares

O governo japonês avisou: sem uma economia de energia de 15%, pode haver apagões em julho e agosto em algumas cidades. A Europa tem 186 usinas nucleares, e 18 estão sendo construídas.

Bioenergia

Além de adoçar a vida e mover veículos, a cana-de-açúcar também acende lâmpadas. Ao todo, 5% da energia elétrica brasileira são gerados a partir dessa biomassa. Em termos estratégicos, esse é um complemento ideal para o sistema hidrelétrico.

Energia Eólica e Solar

Este tipo de geração de energia já se tornou um dos mais baratos nos leilões do governo e é o que mais cresce no país. Em 2010, representava menos de 1% do total brasileiro e, em 2014, deve chegar perto de 7%, No entanto, há custos ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário